A nossa história

A história de um fracasso convertido em sucesso.

O meu nome é Enrique Arrillaga e sou fundador da Muebles LUFE. A nossa história começou em 2014, quando em plena crise, voltamos a nascer depois de que a situação ficou muito complicada.

Isso foi possível graças à ajuda da minha família e amigos. E, certamente, graças também a um pouco de orgulho e teimosia. Independentemente do motivo, quis continuar com a tradição familiar de vender móveis de qualidade. Continuar a colocar em prática tudo o que havia aprendido com o meu pai. Mas era evidente que os novos tempos nos obrigavam a fazer isso de forma diferente.

Enrique Arrillaga - Industrial Designer

Enrique Arrillaga

Tormenta de ideas

Diseño, fácil, online, cómodo, low cost, do it yourself, sostenible, ecológico, madera maciza, km 0…

No nosso brainstorming para pensar soluções para a situação, surgiram conceitos como “design”, “fácil”, “online”, “confortável”, “low cost”, “do it yourself”, “sustentável” e “ecológico”. E outros como “madeira maciça”, “km 0” ou “mão de obra local”. Ficou muito evidente também que, além de fabricar móveis, tínhamos que nos divertirmos. E quando alguém disse que, para agir corretamente o mais importante é o bom senso, todos intuímos que a nossa nova marca estava muito mais perto de converter-se em realidade. Pouco tempo depois, começamos a vender móveis de design e qualidade a preços democráticos. Acabava de nascer a Muebles LUFE, como acrónimo de Local, Universal, Funcional e Ecológico. Desde então, muitas coisas aconteceram. No início, como imagino que seja normal ao lançar um novo negócio, foi difícil arrancar. Celebrávamos cada novo pedido. Munidos de muito entusiasmo, trabalhamos arduamente, pensando em que móveis poderíamos fabricar; Pensando em como fazer isso de forma mais eficiente. E pouco a pouco, as vendas começaram a aumentar. Incorporamos gente nova na equipa. Começamos a respirar um pouco melhor. E de repente... bum!

E de repente... bum!

Uma reportagem no jornal El País que falava de nós e que nos rebatizou como a “Ikea basca” chamou muitas outras reportagens dos media.

Um verdadeiro fenómeno viral que fez com que, de repente, fôssemos muitos mais conhecidos. A sorte que havia faltado outras vezes, apareceu desta vez. E da noite para o dia, as visitas ao site multiplicaram-se quase em 100%. Recebemos tantos pedidos que foram muitas as semanas nas quais tivemos que trabalhar sem parar, de segunda a domingo, para dar a melhor resposta àqueles que haviam confiado em nós. Foi muito difícil. Porque apesar do esforço desmedido de todos da equipa, era impossível cumprir com os prazos de entrega. Mas com esta experiência, aprendemos muito. E como aprendemos! Aprendemos a organizar-nos melhor, sermos mais eficientes, sermos 100% transparentes e sinceros com os nossos clientes, e sermos melhores como empresa e como equipa. E esta é a nossa história – uma história feliz em torno da madeira, que ainda tem muitas páginas por escrever. Porque as 30 pessoas que integram a Muebles LUFE vão continuar a projetar e fabricar móveis de design acessíveis a todos. E o mais importante, desfrutando do trabalho.

Artículo de El País. 27 de marzo de 2017Artigo do El País. 27 de março de 2017